Roteiro Oktoberfest 2017

A Oktoberfest 2017 que acontece em Blumenau de 04 a 22 de outubro é o programa perfeito para uma boa aventura. São 685 km de São Paulo e 560 km de Porto Alegre-RS, passando por excelentes estradas e lugares maravilhosos.

Mas tem muito mais. A festa tornou Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. Não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha.

Blumenau e região possui muitas atrações.

Veja os destaques:

• Cervejarias: são mais de 10 opções ligadas à bebida que podem ser visitadas e a sugestão é que o turista conheça mais de uma. Além dos bares anexos às fábricas de boa parte delas, visitas mostram o processo de produção e oportunizam uma degustação guiada para que, mesmo os leigos, consigam identificar algumas características sensoriais das cervejas.

• Escola Superior de Cerveja e Malte: primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente à bebida, estrutura fica em Blumenau (SC), a Capital Brasileira da Cerveja, e oferece minicursos todos os dias às 10h30min.

• Museu da Cerveja: criado e mantido pela Secretaria de Turismo de Blumenau, o espaço reúne um pouco da história da bebida na região, com itens das primeiras fábricas e histórias dos colonizadores.

• Cristalerias: o copo é uma parte fundamental da degustação cervejeira. E existem dezenas de cristalerias que produzem os itens de maneira artesanal que são abertas à visitação. Por lá, é possível não só visualizar, mas participar do processo.

• Restaurantes: as cartas de cervejas de alguns restaurantes da região já priorizam as cervejas artesanais, muitas com sugestão de harmonização com o cardápio. A gastronomia local também usa muito a cerveja artesanal como ingrediente para molhos e preparos.

Bora rodar!

Sites

valedacerveja.com.br

oktoberfestblumenau.com.br